Liturgia Diária
Início
Artigos
Por: Pe. Marciel Agnezi Serafim, 26/08/2017 - 11:13:48
Mensagem para o Dia do Catequista

“Nós reconhecemos, que o Senhor está conosco e nós com ele, porque nos fez participar do seu Espírito. Nós o contemplamos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.” (1Jo 4, 13-14)

Estimados catequistas, louvado seja Deus pela vocação de cada um e cada uma de vocês. Ser Catequista é escutar o chamado de Deus para testemunhar a todos que Deus é Amor (1Jo 4, 8) e que o amor nos salvará.

Neste dia a Igreja não só celebra o dom da vocação de cada catequista, mas, como mãe, nos exorta a assumir pela fé um novo jeito de catequizar. Somos chamados a uma catequese que cative as pessoas para Jesus Cristo. O jeito de Jesus deve nos seduzir. Somos interpelados a viver de hoje em diante uma catequese evangelizadora e missionária que provoque as pessoas a fazerem opção pelo Reino de Deus.

Somos chamados a superar a mentalidade de uma catequese em forma de “cursinho”, “sala de aula” e “sacramentalista” (Cf. CNBB 107, 46s). Este modelo não cativa as pessoas para Jesus Cristo, não responde aos desafios de nosso tempo. Tudo deve partir de Jesus Cristo. Nossa catequese deve ajudar as pessoas a se encontrarem com Ele, aquele que sacia nossa sede mais profunda (Jo 4) e dá sentido a nossa vida.

Assim, estimado catequista, nossa catequese deve ajudar as pessoas a viverem em Cristo. E isso só será possível na medida em que nos colocarmos nas mãos de Deus como barro nas mãos do oleiro e “reaprendermos” a catequizar com Jesus.

Por fim, agradecemos a Deus pela vida de cada “educador da fé” de nossa Igreja particular de Colatina. Fazemos votos de que este Dia do Catequista seja o toque da delicadeza de Deus na sua vida e na vida da sua família. Pedimos ao Senhor da messe que envie mais operários para exercemos nossa missão de “fazer ecoar a Palavra de Deus nos corações” de adultos, jovens, adolescentes e crianças.

Que Nossa Senhora da Saúde, nossa padroeira diocesana, modelo de todo discípulo missionário de Jesus Cristo, os proteja e guarde. AMÉM.

Paz e bem!

 

Pe. Marciel Agnezi Serafim
Pela Coordenação Diocesana de Catequese

Ver todos os Artigos
Paróquia Nossa Senhora da Glória
Rua Mafalda Galimberti 380, Vila Lenira - Colatina/ES
CEP: 29702-370


Contato:
(27)3722-1821 | contato@paroquiansgloria.org.br
2017 © Paróquia Nossa Senhora da Glória - Diocese de Colatina/ES