Por: Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, 08/02/2018 - 18:53:58
Mensagem de Dom Joquim Wladimir para a Quarta-feira de Cinzas

Querido irmão, querida irmã,

Nós iniciamos a Quaresma na próxima Quarta-Feira de Cinzas (14/2), quando o católico é marcado com uma cruz na fronte. A cruz é marcada com as cinzas preparadas, com todo carinho, a partir dos ramos que foram abençoados no Domingo de Ramos do ano passado.

A CERIMÔNIA DE IMPOSIÇÃO DAS CINZAS dá início a um período espiritual forte e importante, principalmente para  a pessoa que busca se preparar bem e mais profundamente no Mistério da Páscoa, quando se refletem Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Este tempo litúrgico especial busca um olhar interior, um silêncio profundo para o cumprimento da exortação evangélica essencial: “Convertei-vos”. Esse é um imperativo proposto a todos os fiéis mediante as palavras do rito da Quarta-Feira de Cinzas. Nós vamos ouvir, durante a imposição das cinzas, a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho” e a expressão “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás”, a fim de recordar a fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

A cerimônia das cinzas eleva o nosso pensamento à realidade eterna, nos leva a Deus, que é o Princípio e o Fim, o Alfa e o Ômega de toda a existência. A conversão  é, com efeito, um voltar a Deus, valorizando as realidades da vida com fé, esperança e caridade, sob a luz de sua verdade, porque para nós, cristãos, a verdade é Jesus Cristo.

Essa valorização  implica uma consciência clara do fato de que estamos de passagem neste itinerário sobre a Terra, certeza que deve nos impulsionar e estimular a trabalhar até o fim para que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em sua justiça, por a toda a Terra, para toda a humanidade.

Sinônimo de “conversão” é também a palavra “penitência”, entendida como mudança de mentalidade, como expressão de livre e positivo esforço no seguimento de Cristo. A Igreja no Brasil abre, na Quarta-Feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade, que tem por tema “Fraternidade e superação da violência” e por lema “Vós sois todos irmãos”. (Mt 23,8).

Meu irmão e minha irmã, participem, na próxima quarta-feira, da Cerimônia de Imposição das Cinzas, com o desejo de conversão. Tem sempre uma Igreja próxima de você. Boa Quarta-Feira de Cinzas!

Deus abençoe você e sua família!

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
Bispo Diocesano de Colatina