História

A Paróquia Nossa Senhora da Glória, com sede no bairro de Vila Lenira, em Colatina, foi criada devido ao crescimento populacional na região. Ela desmembrou-se da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em 12 de agosto de 1965. Recebeu esse nome pelo bispo da época, Dom João Batista da Motta e Albuquerque, em homenagem à paróquia onde ele trabalhou como sacerdote, no Rio de Janeiro.

Quando ainda era comunidade, a igreja-templo não existia, mas as pessoas eram incentivadas a se reunirem na vizinhança para rezar. Em 1956, um dos fiéis doou o terreno, onde foi construída uma capela e erguido um cruzeiro. Nela, professava-se a fé, rezavam-se as ladainhas e celebravam-se missas. Padre Julião e padre Geraldo são lembrados como pessoas importantes que, sempre pelos padres que passavam pela comunidade como padre Julião e Geraldo, que muito colaboraram na evangelização. A comunidade foi crescendo, demandando assim um espaço maior. Um acordo firmado com a prefeitura de Colatina, em 1964, estabeleceu a troca do terreno por outro, onde atualmente é a sede da paróquia.

Em 1965, chegou o primeiro pároco, o cônego João Guilherme. De espírito empreendedor, logo incentivou a construção de uma Igreja no novo terreno. As obras foram realizadas em mutirão. Cada tijolo era trazido de mão em mão até chegar ao lugar onde deveria ser colocado. Toda a comunidade se envolveu no projeto. Foram organizados leilões, rifas e arrecadados donativos para concretizar a obra tão esperada. No dia 4 de dezembro de 1965, a Igreja foi inaugurada com uma grande festa. A imagem de Nossa Senhora da Glória foi trazida em procissão até Igreja.

2017 © Paróquia Nossa Senhora da Glória - Diocese de Colatina/ES