#Paróquia  Por: Assessoria de Comunicação, 02/05/2018 - 23:53:41 - Atualizada em: 02/05/2018 - 23:53:41
Comunidades se preparam para a Festa de Corpus Christi

Desde o século XIII, a Igreja celebra de forma solene a Festa de Corpus Christi – Corpo de Cristo – após as solenidades que encerram o Tempo Pascal. Instituída pelo Papa Urbano IV através da bula Transiturus, a Solenidade destaca o Sacramento da Eucaristia e recorda o memorial de sua instituição, na Quinta-feira Santa, por isso, é celebrada anualmente na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, ou seja, na quinta-feira que procede a Solenidade da Santíssima Trindade.

Os tapetes que são verdadeiras obras de arte, confeccionados desde as primeiras horas do dia, ou até muitas vezes iniciados no dia anterior, expressão a religiosidade e a piedade popular. Geralmente traçam o percurso da procissão, onde Jesus Eucarístico, conduzido pelas mãos do sacerdote irá passar. Essa tradição foi herdada de nossos colonizadores portugueses e, perdura até hoje.

Em nossa paróquia, em anos intercalados a festa é celebrada a nível paroquial, enfatizando a comunhão eclesial ao entorno da mesa da Eucaristia, por isso, a Solenidade de Corpus Christi também pode ser chamada de festa da unidade do povo de Deus. Este ano, todos os paroquianos são convidados a ajudar suas comunidades, equipes e pastorais na confecção dos tapetes.

Além da Solenidade, este ano, de forma extraordinária e inédita em nossa paróquia, celebraremos também na missa solene a primeira eucaristia de quase 60 catequizandos, provenientes de nossas comunidades.

Todos estão convidados a participar e convidar amigos e parentes para celebrarem conosco essa bonita festa.

Solenidade de Corpus Christi - Dia 31 de maio
06h00: Início dos trabalhos de confecção dos tapetes