#Paróquia  Por: Assessoria de Comunicação, 22/11/2018 - 08:35:42 - Atualizada em: 22/11/2018 - 08:35:42
Paróquia Nossa Senhora da Glória sediará a Jornada Diocesana da Juventude de 2019

No último sábado (17) o Santuário Diocesano acolheu as romarias da juventude e da pastoral da educação, celebrando o sexto dia da novena da padroeira diocesana, Nossa Senhora da Saúde.

Ao término da Santa Missa, a paróquia Nossa Senhora da Glória foi anunciada como sede da próxima Jornada Diocesana da Juventude – JDJ, que acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de agosto de 2019.

JDJ tem suas bases na Jornada Mundial da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude – JMJ foi instituída pelo papa João Paulo II, em Roma, no ano de 1985. O que seria um encontro com a juventude no Domingo de Ramos dos anos de 1984 e 1985, tomou forma e atingiu o mundo todo, passando a ser realizada com intervalos de dois ou três anos, de acordo com a realidade de cada país sede.

Nos anos que intercalam as JMJ’s, os jovens são convidados a realizarem a Jornada localmente, em suas dioceses. Assim nasce a JDJ, um evento que em sua proposta original, é realizado nas dioceses no Domingo de Ramos e, segue a estrutura proposta pela JMJ, com catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows.

Para cada Jornada, seja ela mundial ou diocesana, o papa escolhe um tema, que pode ser retirado de um versículo bíblico.

Panamá aguarda de braços abertos a juventude e o papa
De 22 a 27 de janeiro a Cidade do Panamá, capital do Panamá receberá de braços abertos os jovens provenientes de todos os cantos do planeta para celebrarem a XXXII JMJ que tem como tema “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” extraído do Evangelho segundo Lucas 1,38.

Primeiro país da América Central a sediar uma JMJ, o Panamá possui um clima tipicamente quente e úmido, característico pelas “chuvas de hora certa”, o que influenciou na escolha da data do evento, já que, nos primeiros meses do ano, as chuvas são mais escassas. Geralmente, a JMJ acontece entre os meses de junho e julho, para coincidir com o período das férias de verão do hemisfério norte e, consequentemente com o clima mais ameno, seja qual for o país a sediar a JMJ.