#Diocese  Por: Assessoria de Comunicação, 05/12/2019 - 18:32:21 - Atualizada em: 05/12/2019 - 18:32:21
Diocese de Colatina inicia as comemorações dos 30 anos de instalação

Em 2020 a Diocese de Colatina comemora 30 anos de sua instalação, um momento memorável e de graça do Senhor. É um momento especial e, por isso, merece a devida comemoração, que por sinal já se iniciou durante a Celebração Eucarística solene, no dia de Nossa Senhora da Saúde (21/11) no Santuário Diocesano, abrindo o ano jubilar missionário.

O Jubileu se estende até o dia 19 de julho de 2020, com a celebração que coroa as comemorações dos 30 anos, a ser celebrada na arena do Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, no bairro Honório Fraga em Colatina.

Peregrinação do Estandarte
Desde o dia 21 de novembro o estandarte já está peregrinando pelas paróquias, nele há a imagem da padroeira diocesana, Nossa Senhora da Saúde, ornada com ramos verdes e a logomarca comemorativa do jubileu. O Estandarte é todo bordado, sendo confeccionado especialmente para a ocasião.

Na Paróquia Nossa Senhora da Glória o estandarte peregrinará entre os dias 30 de maio e 06 de junho de 2020.

30 anos de história
Aos 23 de abril de 1990 nascia a Diocese de Colatina, criada pelo então papa São João Paulo II, e posteriormente, no dia 15 de julho do mesmo ano era instalada e recebia seu primeiro bispo, dom Geraldo Lyrio Rocha, hoje bispo emérito da Arquidiocese de Mariana.

A mais nova das quatro dioceses da Província Eclesiástica do Espírito Santo, nasceu do desmembramento territorial da Arquidiocese de Vitória, fruto dos esforços do então arcebispo metropolita dom Silvestre Luiz Scandian, abrangendo boa parte da região noroeste do estado do Espírito Santo. Hoje a Diocese de Colatina conta com 31 paróquias e abrange 17 municípios

Além de dom Geraldo, a diocese teve como pastor dom Décio Sossai Zandonade, hoje bispo emérito, e atualmente dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.

2020 © Paróquia Nossa Senhora da Glória - Diocese de Colatina/ES