#Pastorais e Movimentos  Por: Assessoria de Comunicação, 05/03/2018 - 23:15:08 - Atualizada em: 05/03/2018 - 23:15:08
Coordenação Paroquial de Catequese organizou Semana de Estudos para catequistas

O catequista deve ser um indivíduo em constante formação, disposto a se renovar diariamente de acordo com as necessidades e os desafios que a mudança de época a qual atravessamos nos impõe. Para isto, é necessário que sejam propiciados momentos para o catequista se formar e se fortalecer espiritualmente.

Cuidando da dimensão formativa da pessoa do catequista, a coordenação paroquial de catequese organizou e promoveu dos dias 26 de fevereiro ao dia 02 de março a Semana Catequética Paroquial que teve como tema central “Catequista: Discípulo Missionário na Igreja e na Sociedade” em consonância com o documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e o Ano Nacional do Laicato.

Dentro da temática central, durante cada dia, foram trabalhados temas paralelos. No primeiro dia, contando com a assessoria do diácono Elismarques da Silva, membro da Coordenação Diocesana de Catequese, o tema abordado foi o documento 107 da CNBB que trata da Iniciação Cristã, documento que serve de base para os trabalhos da Assembleia Diocesana de Catequese que se encontra em curso e se concluirá em novembro deste ano. No segundo dia, assessorados por Nathan Gallão, também membro da Coordenação Diocesana de Catequese, a temática de estudo foram as fontes, organização e orientações da catequese. Assessorando o quarto dia de formação, a psicóloga Deidre Irene Milli trabalhou a temática da inclusão na catequese, buscando a unidade na diversidade. No penúltimo dia, com a temática Catequistas leigas e leigos atuantes na Igreja e na sociedade: Sal da Terra e Luz do Mundo, Mauricéia Guzzo - também membro da Coordenação Diocesana de Catequese -, buscou explanar a importância e a necessidade do catequista em ser agente transformador da realidade a qual ele faz parte. Finalizando a semana, nosso pároco padre Paulo Sergio Ribeiro Barbosa falou sobre Catequese familiar: Incluir e resgatar o protagonismo da família na caminhada da Iniciação Cristã.

A semana de estudos foi muito bem avaliada pelos participantes que pontuaram a importância dos temas tratados e a necessidade de se dar continuidade aos estudos e o aprofundamento dos mesmos, de forma ampla nas comunidades.

Neste ano, a semana catequética contou com uma novidade, as inscrições foram dirigidas a todas as pessoas de boa vontade que desejassem se aprofundar nos temas propostos e não somente aos catequistas.

Participaram diariamente das palestras, uma média de setenta pessoas.